Abiove eleva estimativa de exportação de soja para 29,5 milhões de toneladas

Publicado em 14/07/2010 16:35
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) elevou sua estimativa para as exportações de soja do ano comercial que vai de fevereiro de 2010 a janeiro de 2011. De acordo com relatório divulgado hoje pela entidade, o Brasil deve embarcar um volume recorde de 29,5 milhões de toneladas do grão, um crescimento de 5,2% sobre as 28,04 milhões de toneladas da temporada 2009/10. Em junho, a indústria havia projetado exportações de 29 milhões de toneladas.

De acordo com a Abiove, a elevação da estimativa se deve a forte demanda internacional, liderada principalmente pela China. O período de entressafra e o baixo nível dos estoques nos Estados Unidos deve possibilitar um aumento das exportações da América do Sul entre julho e setembro. Membros da entidade afirmam que os números podems ser revisados nos próximos meses. 

A Abiove manteve o número para a produção brasileira de soja em 68,4 milhões de toneladas, aumento de 19,2% sobre a safra passada. A previsão para esmagamento na atual temporada ficou estável em 33,1 milhões de toneladas. 

Tags:

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira