Produção de soja cresce 8% ao ano no Mato Grosso

Publicado em 19/07/2010 13:31
Média se refere aos últimos dez anos. Para os próximos dez anos a estimativa é de que as autais 67 milhões de toneladas salte para 112 milhões.

Nos últimos dez anos,a produção de soja em Mato Grosso evoluiu a uma taxa de 8% ao ano, saltando de 8,8 milhões de toneladas no início da década para 18,2 milhões de toneladas neste ano. No caso do milho, a taxa anual de crescimento foi ainda maior, na média de 26% a cada ano, variando de 800 mil toneladas para 8,2 milhões de toneladas no mesmo período. A estimativa foi apresentada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
 


Para os próximos dez anos, se estima que a demanda por alimentos aumente,com incremento de 67% na produção, saltando das atuais 67 milhões de toneladas para 112 milhões. Nesse período, a produção em Mato Grosso deve se ampliar das atuais 26,4 milhões de toneladas para 46,5 milhões, num incremento anual de 6,9% até lá. Somente o médio-norte deve ampliar a produção em 4,2% a cada ano, num incremento de 11,5 milhões de toneladas para 16,8 milhões.
 


Por isso, para melhorar a rentabilidade dos produtores, além da melhoria nos preços da soja, o setor aguarda condições mais favoráveis para o escoamento dessa crescente produção do Estado, diminuindo custos do frete.
 


Para os produtores do Rio Grande do Sul, por exemplo, o custo de transporte da produção até o porto é de US$ 20 a tonelada transportada. Para os mato-grossenses, o acesso ao porto mais próximo está estimado em US$ 110 a tonelada. A distância percorrida até o porto de Santos, desde Sinop, é de 2.015 quilômetros. Para esse destino portuário, são destinadas 30% da soja mato-grossense e 65% do milho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Expresso MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário