Em MT, doença desconhecida da soja será mapeada

Publicado em 20/07/2010 07:25
Distúrbio, que impede o amadurecimento da planta, já provocou perdas de até 15% nas propriedades atingidas
Pesquisadores da Embrapa e agrônomos da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho) vão mapear as ocorrências de uma anomalia de causa desconhecida que atacou lavouras de soja de Mato Grosso.

O distúrbio, que impede o amadurecimento da planta e causa altos índices de abortamento de flores e vagens, já provocou perdas de até 15%, em média, nas propriedades atingidas.

Por ter sintomas parecidos com os da soja louca, doença causada pelo percevejo verde, a anomalia vem sendo chamada de "soja louca 2".

O levantamento das ocorrências será apenas o primeiro passo para compreender e tentar combater a anomalia.

INCIDÊNCIA

"Já se percebeu que a anomalia atingiu tanto cultivares transgênicos quanto convencionais", disse o pesquisador Maurício Meier, da Embrapa Soja, durante reunião realizada em Cuiabá.

O gerente técnico da Aprosoja, Luiz Nery Ribas, disse à Folha que a soja louca 2 se manifesta em "manchas", e não em áreas contínuas, e que os registros se concentram na região médio-norte do Estado.

"Já vínhamos acompanhando o surgimento dessa situação há uns dois anos, mas eram casos isolados e que não causavam perdas significativas", afirmou.

"Ainda não há dados consistentes para fazer indicações aos produtores. É uma anomalia nova e há muitas suposições", disse Ribas.

Em Sorriso (420 km de Cuiabá), a soja louca 2 atingiu uma área de 1.200 hectares do sojicultor Sérgio Antonello Rubin e causou perdas de 15% na produção. "Tivemos talhões (porções de terreno) de 50 hectares inteiramente perdidos", diz.

Em safras anteriores, segundo ele, foi possível notar o problema, mas as perdas não chegavam a 1%. "Nesta safra, a situação explodiu."

O professor Paulo Degrande, do Departamento de Agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados (MS), disse que está sendo discutida a suspeita de que um tipo de ácaro, habitante em abundância nos solos brasileiros, pode ser um dos causadores do distúrbio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário