Soja: AgRural divulga a primeira estimativa e prevê recorde

Publicado em 20/07/2010 10:50
Segundo os números, grandes produtores nacionais juntos ofertarão 70 milhões/t.
Com excesso de oferta pressionando os preços do milho, a área plantada com soja deverá subir novamente na temporada 2010/11. De acordo com a 1ª estimativa de intenção de plantio realizado pela AgRural, a área a ser semeada com soja no país alcançará 24,05 milhões de hectares, um incremento de 2,6% ou 690 mil hectares sobre a área até então recorde semeada em 2009.

Confirmados os números preliminares da AgRural, teremos recorde de área nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Bahia e Piauí. Com todos esses recordes, a produção nacional tem potencial para se aproximar dos 70 milhões de toneladas na próxima temporada.

Descrentes com o mercado de milho, os produtores da região Sul são responsáveis por mais da metade deste crescimento. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná somados vão incrementar a área de soja em 350 mil hectares. O crescimento só não é maior devido à rotação de culturas, técnica muito utilizada na região.

As regiões Norte e Nordeste são as que apresentam o maior crescimento porcentual. Na temporada passada, as sementes de soja abrangeram 2,43 milhões de hectares e neste ano serão semeados 2,55 milhões, alta de 4,7% nas duas regiões. A presença de grandes grupos com projetos sólidos de ampliação puxa o crescimento de área. O destaque da região fica para a Bahia, que tem crescimento projetado de 6,2%.

A região Centro-Oeste incrementará o plantio em 220 mil hectares, com crescimento de 2,1%. A área plantada sobe 3% em Goiás e 2% no Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. Este último, se confirmada a previsão de 6,3 milhões de hectares, realizará o maior plantio de sua história, superando o recorde de 6,2 milhões de hectares da temporada 05/06.

Na região Sudeste do país, a área plantada deve se manter estável com área de 580 mil hectares em São Paulo e 1,02 milhão em Minas Gerais. O forte consumo interno de milho nesta região justifica a manutenção.

Tags:

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação