Soja: AgRural divulga a primeira estimativa e prevê recorde

Publicado em 20/07/2010 10:50
Segundo os números, grandes produtores nacionais juntos ofertarão 70 milhões/t.
Com excesso de oferta pressionando os preços do milho, a área plantada com soja deverá subir novamente na temporada 2010/11. De acordo com a 1ª estimativa de intenção de plantio realizado pela AgRural, a área a ser semeada com soja no país alcançará 24,05 milhões de hectares, um incremento de 2,6% ou 690 mil hectares sobre a área até então recorde semeada em 2009.

Confirmados os números preliminares da AgRural, teremos recorde de área nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Bahia e Piauí. Com todos esses recordes, a produção nacional tem potencial para se aproximar dos 70 milhões de toneladas na próxima temporada.

Descrentes com o mercado de milho, os produtores da região Sul são responsáveis por mais da metade deste crescimento. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná somados vão incrementar a área de soja em 350 mil hectares. O crescimento só não é maior devido à rotação de culturas, técnica muito utilizada na região.

As regiões Norte e Nordeste são as que apresentam o maior crescimento porcentual. Na temporada passada, as sementes de soja abrangeram 2,43 milhões de hectares e neste ano serão semeados 2,55 milhões, alta de 4,7% nas duas regiões. A presença de grandes grupos com projetos sólidos de ampliação puxa o crescimento de área. O destaque da região fica para a Bahia, que tem crescimento projetado de 6,2%.

A região Centro-Oeste incrementará o plantio em 220 mil hectares, com crescimento de 2,1%. A área plantada sobe 3% em Goiás e 2% no Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. Este último, se confirmada a previsão de 6,3 milhões de hectares, realizará o maior plantio de sua história, superando o recorde de 6,2 milhões de hectares da temporada 05/06.

Na região Sudeste do país, a área plantada deve se manter estável com área de 580 mil hectares em São Paulo e 1,02 milhão em Minas Gerais. O forte consumo interno de milho nesta região justifica a manutenção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AgRural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário