Zoneamento da soja estabelece novo período de plantio em Goiás

Publicado em 21/07/2010 09:31 658 exibições
Em portaria publicada no Diário Oficial da União, no último dia 15 de julho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o novo zoneamento agrícola para a soja. Agora o prazo para o plantio do grão, em Goiás, tem início dia 1º de outubro e finaliza em 31 de dezembro – assim como havia solicitado a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

De acordo com o engenheiro agrônomo e assessor técnico da Federação para a área de grãos, Leonardo Machado, no ano passado a Faeg enviou ofício ao Mapa explicando que o calendário estabelecido pelo zoneamento vigente na época não atendia a realidade produtiva do Estado.

No ciclo passado, o período de plantio indicado pelo zoneamento tinha início somente na segunda quinzena de outubro. “No estado, os produtores começam a plantar soja logo após o final do vazio sanitário, no início do mês de outubro. A mudança no calendário precisava ser feita”, diz Machado.

O novo período beneficia, sobretudo, os produtores que tem lavouras seguradas, pois plantios feitos fora da época recomendada pelo zoneamento ficavam fora da cobertura do seguro.

O zoneamento agrícola da soja indica as áreas aptas ao cultivo e os períodos de plantio com menores riscos climáticos. No caso da soja o zoneamento não recomenda o plantio em áreas com solo com profundidades inferiores a 50 centímetros ou muito pedregosos, além do veto ao plantio em áreas de preservação estabelecidas pela legislação florestal.

Tags:
Fonte:
Complexo Soja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário