Vendas da nova safra de soja em MT estão adiantadas, aponta Imea

Publicado em 22/07/2010 18:56
As vendas antecipadas de soja para a safra 2010/11 em Mato Grosso, cujo plantio começa em meados de setembro, atingiram 15,6 por cento do total que o Estado espera plantar na próxima temporada, informou o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), indicando que os negócios estão ligeiramente avançados em relação à mesma época do ano passado.

O índice mostra um avanço de 3 pontos percentuais em relação ao registrado na mesma época de 2009 e de 5 pontos ante a pesquisa do mês passado, segundo o instituto. Mas o superintendente do Imea, Otávio Celidonio, disse nesta quinta-feira que, embora os dados mostrem uma comercialização ligeiramente adiantada, ela não está tão rápida como nas melhores épocas, porque os preços oferecidos para a safra nova estão inferiores aos atuais.

"A margem está mais apertada (para 2010/11), mas suponho que alguns produtores estão acreditando que podem se dar melhor vendendo antes", declarou Celidonio.

Há expectativa de que os Estados Unidos colham uma grande safra em 10/11, o que pode pressionar os preços.

De acordo com cálculos do Imea, aos preços oferecidos para a próxima safra, a rentabilidade do produtor está negativa em 100 reais por hectare, contra uma média de 46 reais por hectare (positivos) estimados para 09/10, remuneração que é a pior das últimas três safras.

Diante disso, o Imea estima uma redução de área em Mato Grosso, o maior produtor brasileiro de soja, de 2 por cento, para 6,09 milhões de hectares, na comparação com o plantio recorde de 09/10.

"O pessoal que plantou em área arenosa em 09/10 e teve problema de produtividade, a gente imagina que vai reduzir a área", declarou. "Mas ainda será uma grande área, na passada foi recorde."

A avaliação do Imea, do mês passado, diverge de estimativa recente da consultoria Agência Rural, que acredita em crescimento no plantio

O Imea deve divulgar nova estimativa de safra na semana que vem.

MILHO

Já a comercialização do milho segunda safra avançou fortemente em relação à pesquisa do mês passado, de 26,4 por cento para 46,8 por cento do total que o Estado espera produzir (8,3 milhões de toneladas), e está avançada na comparação com a temporada passada, quando nesta época os produtores tinham vendido apenas 28,9 por cento da safra.

"Isso aconteceu por causa dos leilões de PEP, só o Mato Grosso negociou 2,1 milhões de toneladas (nos leilões)", declarou ele. Saiba mais em

Ele observou, entretanto, que a produtividade das lavouras que ainda não foram colhidas está caindo consideravelmente em relação ao início da colheita, por conta da seca.

O Estado ainda precisa colher cerca de 20 por cento de seu milho.

O Imea estima uma safra de 8,3 milhões de toneladas de milho, mas esse número deve cair na próxima estimativa, da semana que vem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Globo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário