La Niña: Soja e milho sob risco

Publicado em 08/09/2010 07:35
Volume de chuvas poderá ficar abaixo do registrado no ano passado e assim atrasar as janelas de plantio das culturas.
A pouco mais de uma semana para o início da temporada de plantio de soja – ciclo 2010/11 – os produtores de Mato Grosso acendem a luz amarela no campo ante a iminência de um novo evento de La Niña, quando ocorre um processo de resfriamento das águas do Oceano Pacífico, provocando alterações climáticas e retardando a ocorrência de chuvas a partir da primavera. A primeira conseqüência do fenômeno é o atraso no plantio de soja e, consequentemente da safrinha de milho.

De acordo com os meteorologistas, a previsão é de um episódio de intensidade moderada a forte e deve durar pelo menos até o outono de 2011. O mais recente episódio de La Niña ocorreu no verão de 07/08.

Na avaliação dos produtores, as chuvas poderão chegar mais tarde nos meses de outubro e novembro em Mato Grosso, influenciando o plantio de soja, com possibilidade de quebra de produção. Os sojicultores estão em alerta.

“O volume de chuvas será menor, por isso o produtor deve estar atento e evitar o plantio muito cedo se as condições climáticas não estiverem favoráveis”, alerta o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Luiz Nery Ribas. Ele acredita que este ano haverá menos chuvas no período de setembro a novembro. Segundo ele, solo muito quente e falta de chuvas podem atrasar a germinação e até matar a planta. “O produtor terá de ter muita cautela e esperar o melhor momento para iniciar a semeadura”, recomenda.

Para Fabiano Siqueri, pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária do Estado (Fundação MT), algumas regiões do Estado terão o plantio atrasado em função das chuvas tardias.

“É importante o produtor e sua equipe planejarem bem a próxima safra de soja. Sabemos que o clima interfere, mas não é só isso. É preciso levar em consideração uma série de fatores como bom manejo do solo, escolha correta das cultivares, fazer um bom tratamento das sementes, uso correto de insumos, dentre outros. A influência do La Niña pode ser negativa se o produtor não se preparar, não usar as ferramentas corretas de plantio”, adverte o pesquisador.

A previsão climática indica que nos meses de outubro e novembro deste ano o volume pluviométrico será abaixo da média registrada no ano passado, retardando o início do plantio. O segundo impacto será a redução da área plantada do milho safrinha, que é cultivado, em parte, sobre as áreas da oleaginosa.

Região - Na região de Sorriso – município com a maior área destinada ao cultivo de soja do país - (460 quilômetros ao norte de Cuiabá), as chuvas têm início normalmente nas duas primeiras semanas de outubro, mas as previsões indicam que a regularização deve ocorrer somente na segunda quinzena do mês. De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Elso Pozzobon, para a soja a situação não preocupa, porque não afeta o desenvolvimento da lavoura. “O problema é que o atraso pode provocar uma redução nas áreas aptas ao plantio do milho safrinha, que vai ocupando as áreas aonde a soja vai sendo colhida a partir de janeiro do próximo ano", lembra.

Na safra 09/10 foram semeados em Sorriso 600 mil hectares e a produção chegou a 2 milhões de toneladas. O milho é plantado somente na segunda safra e ocupou uma extensão de 240 mil hectares na última temporada. A janela de plantio do cereal vai da primeira quinzena de janeiro até 20 de fevereiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário