Falta de chuva pode atrasar início do plantio de soja

Publicado em 16/09/2010 10:24
O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, declarou que os produtores da região esperam apenas pela chuva para iniciar o plantio da safra 2010/11 de soja na região. Seria necessário uma quantidade de aproximadamente 60 milímetros de chuva para que o solo adquira a umidade necessária. Enquanto a chuva não vem, os produtores aguardam com os insumos e maquinários nos barracões das fazendas.

Por mais que a chuva não aparece por estes dias, o plantio da safra de soja não ficará prejudicada. Segundo Redivo, os produtores podem realizar o plantio do grão até 10 de outubro sem nenhum tipo de prejuízo. Passado este prazo, os produtores podem comprometer o plantio da safrinha do milho do próximo ano. O prazo limite para o plantio do milho, para o ano que vem, é 15 de fevereiro. “Ainda estamos dentro do calendário. Esperamos apenas uma boa chuva para umedecer o solo e começar o plantio”, disse, em entrevista ao Só Notícias.

Sorriso
O primeiro secretário do Sindicato Rural do município, Laércio Lenz, disse que praticamente todos os produtores da região também estão com os insumos e maquinários prontos para inciar o plantio, a espera apenas da chuva. Segundo ele, há informações de alguns poucos proprietários que iniciaram ontem o plantio da soja, depois de algumas chuvas localizadas.

Laércio, assim como Redivo, ressalta que o atraso no plantio da soja deverá causar o prejuízo na safrinha do milho do próximo ano. Segundo ele, a situação vivida este ano não é uma novidade, mas há algum tempo não ocorria. “Esta não é uma situação nova. Em outros anos houve atraso no plantio por falta de chuva”, lembrou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário