Soja ainda é a principal matéria-prima para o biodiesel

Publicado em 24/09/2010 07:53
ntenção do governo é investir em pesquisas para diminuir dependência do grão.
O uso da soja como matéria-prima para o biodiesel caiu nos dois últimos anos no país, mas a oleaginosa ainda garante mais de 95% da produção. Os dados são do governo federal e foram apresentados nesta quinta, dia 23, durante o Biodiesel Congress, que ocorreu até esta sexta, dia 24, em São Paulo.

Os especialistas discutem os desafios para aumentar a produção de biodiesel. O maior deles é garantir uma maior diversidade na matéria-prima. No evento desta quinta, a comissão do governo que coordena o Programa Nacional de Biodiesel apresentou dados que comprovam a dependência da soja no setor, mesmo com uma pequena redução.

Em 2007, o grão chegou a representar 99,1% da matéria prima utilizada nas usinas. Atualmente, o uso vem diminuindo, mas ainda chegou a 95% no ano passado. Já a mamona teve uma recuperação: de quase zero, passou a responder por 4% do total. O suplente da Casa Civil da Presidência da República, José Honório Accarini, disse que a intenção do governo é investir em pesquisas para diversificar ainda mais a matéria-prima do biodiesel.

– Existem vários projetos, um deles é o do pinhão manso.

O produtor de biodiesel Alfredo Neto representa uma industria Paraná e confirma que a prioridade das empresas é buscar alternativas para depender menos da soja.

– Nós temos buscado outras parcerias, mas ainda capacidade produtiva.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Quem usa soja para fazer biodiesel é antes de tudo um "burro"... é muito mais fácil e mais barato ADQUIRIR óleo de soja e graças a Deus que esta reivindicação do Caminhonaço de 2005 foi atendida e os preços da Soja se recuperaram desde então. A vantagem adicional provocada foi a redução do consumo de frituras, o que é um beneficio para a saude pública e uma redução nas despesas do SUS. O Brasil exportava 3,6 mmt de óleo e por mim deveria transformar tudo isto em biodiesel e parar de importar óleo diesel pronto. Só quem pode desbancar o óleo de soja é a produção de óleo vegetal a partir de cuturas PERENES e isto os politicos não enxergam.... ficam tentando com mamona e até abobrinhas... quantas abobrinhas!!! Burrice de dar dó!

    0