Inicia o segundo período do vazio sanitário da soja no Pará

Publicado em 04/10/2010 08:12
Durante o vazio sanitário, fica proibido o cultivo da soja ou mesmo a presença de plantas vivas em qualquer fase de desenvolvimento.
Começou na sexta-feira (1º) e segue até 30 de novembro, o "Vazio sanitário da soja", nas microrregiões de Santarém, Itaituba (municípios de Rurópolis e Trairão), Altamira (com exceção do distrito de Castelo dos Sonhos), Paragominas, Bragantina e Guamá. Sob a responsabilidade da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), a fiscalização ocorrerá durante esse período de 60 dias, quando fica proibido o cultivo da soja ou mesmo a permissão da presença de plantas vivas da soja em qualquer fase de desenvolvimento.

A medida fitossanitária do "Vazio sanitário da soja" visa reduzir a incidência da doença ferrugem asiática que ataca as plantas e causa perdas significativas às lavouras e também à economia do país. Desde 2001, as perdas estimadas com a praga da ferrugem asiática chegam ao montante de 13,4 bilhões de dólares em todo o Brasil e, em cada safra, os agricultores contabilizam prejuízos de cerca de US$ 2 bilhões.

Por isso, a orientação é a eliminação do hospedeiro, ou seja, a soja, como forma de reduzir o fungo causador da ferrugem asiática, que provoca a queda das folhas e prejudica a formação dos grãos.
No primeiro período de vazio sanitário, que aconteceu entre os dias 15 de julho e 15 de setembro, no sul do Pará, foram fiscalizadas nove propriedades, e apenas uma foi notificada, demonstrando que os produtores de soja do sul daquela região efetivamente cumpriram o determinado pelo programa nacional e estadual de controle da praga da ferrugem asiática.

Os produtores que não cumprirem a medida estarão sujeitos a notificações e multas. Os fiscais estaduais agropecuários e os agentes fiscais agropecuários da Adepará farão a vistoria nas propriedades rurais para comprovar o cumprimento da Instrução Normativa n° 009/2008, que trata da prevenção e controle dessa praga, em parceria com o Ministério da Agricultura. De acordo com esta Instrução Normativa, cabe também ao sojicultor cadastrar na Adepará suas áreas plantadas a cada safra, até 30 dias após o termino do plantio.

O Pará é o 14° produtor de soja do país e essa cultura vem se ampliando. A área de soja semeada no Pará na safra 2009/2010 alcançou uma área de 86,9 mil hectares com uma produção de 232,5 mil toneladas, conforme dados do levantamento da Conab de julho de 2010. O Brasil é o 2° exportador mundial, sendo um centro de referência em tecnologia para sojicultura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do Estado do PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário