Custo de produção da soja para safra 2010/11 está 7,7% menor do que em 2009/10

Publicado em 06/10/2010 07:31
Os custos de produção da cultura da soja convencional para a safra 2010/2011 estão em média 7,7% menores que os da safra 2009/2010 e 29,1% menores que os da safra 2008/2009. Na soja transgênica, os custos da safra 2010/11 estão 9,4% menores que os da safra 2009/10 e 29,6% menores que os da safra 2008/09.

Esses são alguns dos numeros do estudo Estimativa do Custo de Produção de Soja no Sistema Plantio Direto, Safra 2010/11 para Mato Grosso do Sul, elaborado pelo economista e pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Alceu Richetti.

Ele destacou que a semente, tanto na soja convencional (-23,3%) quanto na soja transgênica (-17,3%), é o componente do custo que teve a maior redução em relação à safra 2009/2010.

O plantio da nova safra de soja na região de Dourados começará a partir de 15 de outubro, como recomenda o zoneamento agrícola de risco climático, elaborado pela Embrapa local e seguido pelo Banco do Brasil.

"No desempenho de suas funções, o empresário rural precisa ser eficiente no seu negócio. Para tanto, é fundamental o conhecimento das informações sobre custos de produção que possam ajudar na tomada de decisão e gerenciamento de sua empresa", lembrou Richetti.

Ele observou na abertura do trabalho que, "deve-se considerar que cada propriedade apresenta particularidades quanto à topografia, fertilidade dos solos, tipos de máquinas, área plantada, nível tecnológico e, até mesmo, aspectos administrativos, que a torna diferenciada quanto a estrutura dos custos de produção".

As estimativas de custos de produção publicadas pela Embrapa Agropecuária Oeste servem de balizamento para os agricultores confrontarem com os custos. Dessa forma, em alguns casos, poderão ser maiores ou menores, e as diferenças podem recair tanto sobre o custo fixo quanto sobre o variável.

As informações de preços de insumos, serviços e máquinas foram coletadas em julho deste ano. Os componentes do custo contidos nas tabelas refletem os sistemas de produção em uso pelos produtores de soja na diferentes regiões de Mato Grosso do Sul.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Estado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário