Soja tem alta de 70 pontos com dados do USDA; milho e trigo batem no limite de alta

Publicado em 08/10/2010 09:25 e atualizado em 09/10/2010 09:23
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou seu relatório mensal de oferta e demanda nesta sexta-feira apontando que a área estimada para a safra 2010/11 de soja ficou em 31,08 milhões de hectares e a produção em 92,752 milhões de toneladas. O volume ficou bem abaixo do esperado pelo mercado - 95,011 milhões de toneladas.

A produtividade será de, aproximadamente, 49,77 sacas por hectare, enquanto os traders apostavam em algo por volta de 50,44 sacas/hectare.

Já para o milho, o boletim aponta área de 32,9 milhões de hectares e produção de 321,678 milhões de toneladas. O mercado falava em 328,943 milhões de toneladas

A produtividade ficou em 162,97 sacas por hectare. O mercado esperava índices mais altos - 167,26 sacas por hectare.

Estoques finais - Os estoques finais da soja em 2010/11 ficaram em 7,217 milhões de toneladas. O volume também ficou bem abaixo da expectativa média do mercado, que apostava em 9,09 milhões de toneladas. Já os estoques de milho foram reduzidos para 22,19 milhões de toneladas, também muito menor do que os traders esperavam - 29,160 milhões de toneladas.

>> Veja os números na íntegra no relatório da XP AGRO clicando AQUI

O relatório divulgado há pouco pelo USDA trouxe uma redução na produção e nos estoques de soja e milho nos Estados Unidos. Os dados já promovem uma forte alta para a soja - 70 pontos nos prinicipais vencimentos.

O departamento confirmou que a safra de milho será menor do que as as projeções anteriores e além disso ainda reduziu a estimativa para a produtividade da soja.

Para o trigo, o USDA estima estoques finais mundiais menores, confirmando a expectativa dos analistas. Porém, os estoques norte-americanos foram reduzidos além do esperado.

O milho tem 30 pontos de alta e o trigo 60.

"Muita atenção com os fundamentos altistas de hoje! Podemos novamente (lembram 2008?) estar testemunhando o início de outra “bolha especulativa” nas commodities. Os fundos deverão entrar pesado no mercado – não duvido nada que poderemos ver milho acima de $6 e soja acima de $12 semana que vem e quem sabe, mais que isso até o final do mês.

Quem tem de se cobrir (usuários, compradores) o faça com cautela, pois agora, o ônus está nos baixistas para tentar achar motivos para uma maior venda ou realização.

Produtores, também usem a cautela e contenham uma possível euforia..., sim, o mercado está em tendência de alta, mas escalonar suas vendas, ou, travar suas margens através de opções durante a alta não seriam más idéias!

A tendência agora é clara de alta e movimentos de baixa no mercado serão oportunidades de compra até o final de 2010/início de 2011 quando saberemos mais sobre a situação da safra Sul-Americana e os possíveis efeitos colaterais do La Niña", orienta  Pedro Dejneka, RJ O'BRIEN

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Se uma pequena correção nos relatórios do usda ,provocou um alvoroço destes imaginem quando terão que "consertar estoques " de demandas substimadas dos anos 2008/2009,2009 2010.Nos meus calculos faltam umas 20 000 000 ton ,que consumidas e não contabilizadas como tal estão na conta ESTOQUES DE PASSAGEM.Pra entender é como acontecia, com os estoques do governo no passado, dos chamados AGFs ,em que os produtos eram tidos como estocados ,mas não existiam.e quando se precisou deles para suprir o mercado ,não foram encontrados.Pode estar prestes á estourar esta BOMBA< é so o la nina na america do sul ,quebrar a safra do jeito de 2008/2009,que os fundilhos vão aparecer.

    0