Plantio de soja 10/11 em MT atinge 1,7% até 7 de outubro

Publicado em 08/10/2010 14:48

O plantio de soja em Mato Grosso, maior produtor brasileiro do grão, havia atingido 1,7 por cento da área estimada na safra 2010/11 até o dia 7 de outubro, contra 14 por cento registrados em 8 de outubro de 2009, informou nesta sexta-feira o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão ligado aos produtores.

No relatório divulgado na semana passada, o Imea havia informado um plantio no Estado de somente 0,4 por cento da área prevista, o que significa que a semeadura avançou apenas 1,3 ponto percentual, com os produtores esperando maiores volumes de chuva para intensificar os trabalhos.

Com o porcentual registrado nesta semana, o cultivo da oleaginosa no Estado cobriu cerca de 106 mil hectares. Na mesma época do ano passado, os produtores já tinham feito a semeadura em 860 mil hectares.

O Imea estima a área plantada com soja em 10/11 em 6,24 milhões de hectares, ligeiramente superior aos 6,21 milhões de hectares semeados em 2009/10.

Na temporada passada, as chuvas chegaram antes e permitiram o início antecipado da semeadura.

Neste ano, o volume de chuvas ainda é considerado insuficiente.

Para a semana que vem, o tempo deve continuar seco no Estado, até pelo menos terça-feira. Veja a previsão climática e o volume acumulado de chuva, de acordo com a Somar Meteorologia, clicando no link: .

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a área de soja em Mato Grosso na atual temporada deve ficar entre 6,28 e 6,39 milhões de hectares.

Tags:

Fonte: Reuters/ Brasil Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA