Agricultores iniciam plantio de soja da safra de verão no Paraná

Publicado em 13/10/2010 08:48
Produtores rurais de Floresta (a trinta quilômetros de Maringá) começaram o plantio da soja para a safra de verão 2010/2011, com a expectativa de manter a produtividade obtida nas duas colheitas mais recentes. Entre os trinta municípios da região de Maringá, Floresta é o principal produtor entre as localidades que tradicionalmente iniciam a safra mais cedoO agricultor João Dolphine, 52 anos, foi a campo nesta segunda-feira (11) para acompanhar o trabalho, em uma área de 24 alqueires (58,08 hectares). "Esta é uma variedade precoce. A previsão para colheita é 15 de fevereiro", projeta. Ele conta que na safra de verão 2009/2010, a produtividade obtida na área foi de 135 sacas de soja por alqueire - o equivalente a 3.347 quilos por hectare (kg/ha).

"Esperamos alcançar uma produtividade semelhante à do ano passado, que foi excelente", afirma. Na safra anterior, a produtividade média na região de Maringá foi de 3.182 kg/ha. Na safra de inverno, que terminou em agosto, Dolphine colheu 5.950 kg/ha de milho. A estimativa de média para a região é de 4 a 4,2 mil kg/ha.

O gerente do entreposto local da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Frederico João Altrão, explica que os produtores de Floresta escolheram o feriado prolongado para dar início ao plantio por causa da previsão meteorológica.

"Há perspectiva de chuvas na próxima quinta e sexta-feira. Os produtores de Floresta não estão plantando tão cedo como no ano passado, mas ainda estão dentro do calendário", afirma Altrão. Ele prevê que entre 30% e 40% dos produtores começaram o plantio nesta semana. "Agora, entram as variedades precoces e, daqui a algum tempo, as outras variedades. Isso cria um escalonamento nas lavouras", comenta.

Agricultores como Dolphine, que plantam soja no verão e milho no inverno, ressaltam uma tendência cada vez mais consolidada na região. Todos os anos, a área de soja aumenta e a de milho diminui no verão. No inverno, o milho obtém produtividade crescente a cada safra.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), a área de soja vai aumentar 1,5% em relação ao que foi plantado no verão passado. Já a área de milho no verão será reduzida em 32% sobre o que foi cultivado em 2009/2010. Serão 230 mil hectares de soja e apenas 3 mil de milho.

Para esta safra, a soja deverá ter produtividade entre 2,8 mil e 3 mil kg/ha. A produção total esperada para a região de Maringá deverá ficar entre 664 mil e 690 mil toneladas. O valor toma como base a produtividade média histórica e, por isso, é inferior aos resultados recordes obtidos no ano passado. Na safra 2009/2010, foram produzidas 718,21 mil toneladas, com produtividade média de 3,16 mil kg/ha.

Já na pequena área de milho da região, a produtividade média deverá ser entre 6,4 mil e 6,7 mil kg/ha e o volume colhido ficará entre 19,2 mil e 20,1 mil toneladas. O valor também está abaixo do volume recorde do verão passado, em que foram retiradas 3,6 mil toneladas das lavouras do norte paranaense, com produtividade média de 6,9 mil quilos por hectare.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Diário de Maringá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário