USDA: Colheita de soja nos EUA alcança os 83%

Publicado em 18/10/2010 18:20 e atualizado em 19/10/2010 08:20

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou em seu relatório de acompanhamento de safra, no final da tarde desta segunda-feira, que a colheita norte-americana de soja já atingiu os 83%.

O processo segue em um ritmo bem acima do ano passado e também da média dos últimos cinco anos. Em 2009, nesse mesmo período, a colheita alcançava os 29% e a média dos últimos cinco anos é de 62%.

A colheita do milho, por sua vez, foi registrada em 68% até o último dia 17, contra 39% na média e 16% no ciclo anterior.

Na sessão desta segunda-feira da Bolsa de Chicago, a oleaginosa encerrou no terreno  misto. O principal fator que limitou as perdas foi a aquecida demanda chinesa. O USDA anunciou nesta segunda-feira a venda de mais 120 mil toneladas de soja para a China da safra 2010/11.De acordo com o boletim de oferta e demanda do departamento, a nação asiática deve comprar 55 milhões de toneladas na safra 2010/11.

Somado ao apetite da nação asiática, o relatório semanal de inspeção de exportações registrou um volume acima do esperado pelo mercado - 1,61 milhão de toneladas. A expectativa dos traders variava entre 1,22 milhão e 1,36 milhão de toneladas.

O total desta temporada já é de 4,83 milhões de toneladas, registro 66,7% superior acima do volume do ano passado, no mesmo período.

No fechamento do pregão, o vencimento maio, referência para a safra brasileira, encerrou o dia a US$12,06 por bushel, ganhando 1,5 ponto. A tendência, a médio e longo prazo portanto, é de que o mercado continue vendo mais altas da soja diante do voraz apetite chinês pela oleaginosa.


Tags:

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA