Soja transgênica brasileira deve chegar ao mercado em 2012

Publicado em 20/10/2010 16:09
A primeira semente de soja transgênica desenvolvida no Brasil deve chegar ao mercado em 2012. Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), iniciativa privada e a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) vai possibilitar a comercialização.

A nova planta é tolerante a um defensivo específico, que promete combater as ervas daninhas que afetam a soja com apenas uma aplicação.

– Há as vantagens não só na redução de ervas-daninhas, mas também redução no consumo de água, combustível, entrada de tratores. Quer dizer uma otimização também na fazenda nas operações do produtor – explica o vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da multinacional alemã Basf, Maurício Russomano.

A pesquisa é uma parceria público-privada. A empresa de herbicidas criou o gene, resistente ao defensivo, e a Embrapa garantiu a inserção do material na cultura da soja. O trabalho durou 12 anos, com investimento de US$ 20 milhões.

A semente, desenvolvida pela Basf, promete boa adaptação ao solo e ao clima brasileiro. Atualmente, o mercado nacional de sementes de soja geneticamente modificada conta com a tecnologia de uma única empresa. A novidade será uma alternativa para o agricultor.

– O produtor é que, dependendo da sua situação, da sua propriedade, tem que ter a livre escolha de ver com qual tecnologia ele vai ter o maior ganho – diz o presidente da Embrapa, Pedro Arraes.

O objetivo do protocolo de intenções assinado em Brasília é fazer com que a inovação chegue ao campo.

— O nosso papel, da Abrasen, é de multiplicar essa genética e colocar na mão do produtor. Evidentemente que renda é importante para o produtor e é isso que buscamos e isso que a tecnologia vai trazer – defende o presidente da Abrasem, Narciso Barison Neto.

Tags:

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª