Plantio de soja em Uberlândia (MG) está atrasado frente ao ano passado

Publicado em 20/10/2010 16:27
O plantio de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, já está 15  dias atrasado em relação ao mesmo período do ano passado, quando cerca de 60% a  70% da área já havia sido cultivada, informa o departamento técnico da Emater  local.
Apesar disso, a situação até agora não traz maiores preocupações porque se  considerada a média histórica de período de plantio na região não há atrasos.
"No ano passado houve uma antecipação do plantio, pois a chuva chegou antes",  comenta o engenheiro-agrônomo Helvio Carlesso.
Em termos de clima, os produtores aguardam por maiores volumes de chuvas  para iniciar o plantio. Carlesso informa que até choveu no final de semana, mas a área de abrangência ficou restrita à zona urbana do município. "Em um raio  distante cinco quilômetros de Uberlândia não foram registradas chuvas",  comenta. A perspectiva de clima para os próximos dias também não é das mais
animadoras. "Não temos chuvas previstas para o curto prazo", acrescenta.
Levantamento preliminar realizado pela Emater indica que a área de soja na  safra 2010/11 deve repetir os 47 mil hectares cultivados na safra passada, com  expectativa de rendimento médio de 51 sacos de 60 quilos por hectare.
A saca de soja na região é cotada a R$ 44,00, valor de estável a R$ 1,00  mais alto ante a última semana.

Tags:

Fonte: Agência Safras

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA