China: importações de soja podem aumentar neste trimestre

Publicado em 22/10/2010 09:23 e atualizado em 22/10/2010 09:55
As importações chinesas de soja no período de outubro a dezembro podem subir de 14 milhões de toneladas no terceiro trimestre do ano para algo entre 16 e 17 milhões de toneladas.

Segundo analistas e traders, um avanço do yuan, as altas margens de esmagamento e o crescente consumo de carne e ração animal são fatores que têm estimulado a demanda pela oleaginosa na China, o maior comprador mundial da commodity.

"Baseado nos atuais agendamentos dos carregamentos e nas transações acertadas pelas esmagadoras e as companhias de negócios, as importações neste trimestre pode alcançar as 17 milhões de toneladas", afirmou um analista de Xangai. Alguns traders, no entanto, apostam em um incremento para 16 milhões de toneladas.

No começo desta semana, os estoques de soja nos principais portos da China estavam estimados em 6 milhões de toneladas. O volume é 200.000 toneladas maior do que há uma semana, informou o relatório da Consultoria de Agronegócio de Pequim.

"As importações anuais chinesas de soja de mais de 50 milhões de toneladas se sustentam pois o consumo aquecido de carne é uma força que impulsiona a demanda por grãos", disse o presidente da American Soybean Association, Zhang Xiaoping.

Tags:

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª