Estoques finais de soja nos EUA são suficientes para somente 20 dias
De 7,212 milhões de toneladas, as reservas finais foram estimadas em 5,035 milhões de toneladas. A expectativa do mercado também era de recuo, entretanto, a aposta era em um volume bem maior do que o divulgado – 6,532 milhões de toneladas.
De acordo com o analista de mercado da XP Agro, Ricardo Lorenzet, os estoques no patamar que estão são capazes de atender o consumo interno e externo norte-americano por apenas mais 20 dias.
Esse ajuste nos estoques, ainda de acordo com o analista, deve atuar como importante fator de suporte para os preços da oleaginosa, pois sinalizam a redução das reservas fruto do aumento das exportações, principalmente por parte dos chineses.
No relatório de hoje, as importações de soja para a China da safra 2010/11 tiveram um aumento de 55 para 57 milhões de toneladas.
Abaixo, segue um gráfico que mostra os estoques finais medidos em dias de consumo, onde calcula-se toda a demanda. Veja:
Óleo - O relatório apontou também que a produção doméstica de óleo de soja na temporada 2010/11 foi mantida em 8,61 milhões de toneladas (18,980 bilhões de libras-peso).
Os estoques finais tiveram aumento de 1,07 milhão de toneladas (2,371 bilhões de libras-peso) para 1,20 milhão de toneladas ( 2,653 bilhões de libras-peso).
Farelo - A estimativa de produção doméstica da safra 2010/11 de farelo de soja foi praticamente mantida pelo USDA. O número ficou em 35,86 milhões de toneladas. As expectativas relacionadas aos estoques finais e ao consumo doméstico também foram mantidas pelo governo.
>> Veja como encerrou o mercado da SOJA
0 comentário
Soja realiza lucros e testa leves baixas em Chicago nesta 4ª após disparada da sessão anterior
Soja fecha com mais de 30 pts de alta em Chicago diante de discurso mais 'brando' de Trump sobre a China
Soja renova máximas em meses em Chicago, com altas de mais de 2%, puxadas pelo farelo e clima na AMS
Chuvas intensas comprometem a colheita da soja e geram prejuízos para produtores em MT
São Borja/RS já pode ter perdido pelo menos 50% da produtividade da soja
Colheita da soja avança lenta em Tapurah/MT, mas produtividades estão boas