Ferrugem asiática: Embrapa registra 1º caso desta safra no PR

Publicado em 13/12/2010 06:52 e atualizado em 13/12/2010 10:17
O surgimento de doenças preocupa os produtores de soja. O Consórcio Antiferrugem da Embrapa registrou o primeiro caso de ferrugem asiática em lavouras de soja desta safra numa propriedade do Paraná, no dia 25 de novembro. Atualmente, a ferrugem já está confirmada também em Goiás e em Mato Grosso do Sul.

Com a chuva frequente e o calor as plantas têm se desenvolvido rapidamente, mas esta combinação apropriada para a cultura pode esconder um perigo: o ataque do fungo da ferrugem na parte baixa das folhas.

Com a chegada da ferrugem asiática nas lavouras de Mato Grosso do Sul, muitos produtores estão preocupados em fazer logo a aplicação de fungicida. Mas é preciso ficar atento a recomendação técnica para não desperdiçar o produto.

O agricultor João de Oliveira cultivou 30 hectares de soja em Dourados, no sul do estado. Ele segue a risca as orientações dos técnicos. Está com um olho no céu e outro nos bicos do pulverizador. Quer deixar o equipamento pronto para iniciar a aplicação.

A boa notícia no campo é que para aplicar o fungicida contra a ferrugem o produtor deve gastar menos em comparação ao ano passado. Pelo levantamento da Embrapa de Dourados, o custo por hectare este ano está em R$ 37,80. São R$ 6 a menos que na safra 2009/2010.

No ano passado, foram registrados 2,37 mil casos de ferrugem da soja. “Apesar do pequeno atraso no surgimento da doença, toda lavoura de soja deve ter a presença da ferrugem. Além de ser muito agressiva, a doença se disseminada muito rapidamente, principalmente com a condição de chuvas frequentes que temos nas últimas semanas. Pelo menos duas ou três vezes por semana, o produtor deve vistoriar a lavoura. Isso significa caminhar pela lavoura procurando pela ferrugem nas folhas do baixeiro”, alertou Alexandre Roese, agrônomo da Embrapa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário