Com demanda aquecida, complexo soja registra sólidos avanços em 2010

Publicado em 17/12/2010 13:29
O complexo de oleaginosas registrou sólidos ganhos este ano influenciados pela forte demanda global , mesmo com a produção recorde de soja tanto nos Estados Unidos quanto
na América do Sul, principalmente Brasil e Argentina.

Desde o começo do ano, os futuros da soja já avançaram cerca de 23,2%, o farelo de soja 8,8% e, no topo da lista, o óleo de soja subiu 33,1%.

A alta do óleo de soja, juntamente com os outros óleos vegetais, foi estimulada na crescente demanda por alimentos, que aumentou por conta do crescimento da economia, especialmente nos países desenvolvidos.

Além disso, a crescente procura por matéria-prima para a produção de biocombustível. A renovação do subsídio do governo norte-americano à produção de etanol de milho também contribui para um aumento da demanda e, por consequência, dos preços.

Como resultado desse cenário, a projeção é de que os estoques globais de óleo vegetal caiam cerca de 19,1% na temporada 2010/11 em relação ao ciclo anterior. Dessa forma, as reservas registram seus menores níveis desde a safra 2002/2003.

Além disso, o percentual da relação estoque-consumo também está em uma baixa recorde de 6,92%, o menor valor registrado desde 2002/03 de 8,76%.

Com informações da DTN Consulting

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul