MS já tem 74% da área de soja plantada com sementes transgênicas

Publicado em 28/12/2010 09:30

Mato Grosso do Sul já tem pelo menos 74% da área de soja plantada no Estado com sementes transgênicas e estã entre as regiões do País onde as sementes geneticamente motificadas já ocupam 67% das plantações de soja, milho e algodão. A informação foi publicada na manhã desta terça-feira (28) pelo site G1 e sugere que a redução dos custos de produção e o aumento da demanda são fatores que têm incentivado a utilização das três únicas commodities do País em que a modificação genética pode ser utilizada. O crescimento da adesão à tecnologia tem crescido em ritimo acelerado desde que o plantio foi autorizado no País.

Conforme a reportagem, na safra 2010/2011, mais da metade de toda a área semeada conta com a tecnologia transgênica. Do total de 37,54 milhões de hectares com plantação de soja, milho e algodão, cerca de 67%, ou 25,29 milhões de hectares, correspondem a produção transgênica, segundo levantamento da consultoria Céleres. Um hectare equivale a 10.000 metros quadrados.

Entre as três commodities cuja produção transgênica é permitida, a soja tem a maior área plantada, bem como a mais expressiva adesão à tecnologia. Do total de 23,61 milhões de hectares de plantação do produto, 75% contam com sementes modificadas. Na safra 2003-2004, quando o plantio foi regulamentado, a adesão à tecnologia era de 22,1% do total de terras onde a soja era cultivada. Já na safra que será colhida em 2011 essa percentual chega a 75,3%. A produção da oleaginosa foi a primeira a receber autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Mato Grosso do Sul possui ainda 24,8% da área de algodão e 78,9% da área de milho plantados com sementes transgênicas.

"Não há restrições de produtores quanto ao uso de sementes transgênicas. A vantagem financeira é substancial. O uso de água, de diesel e até a emissão de CO2 na atmosfera são reduzidos. Não há motivos para que os produtores não optem por essa tecnologia", disse Alda Lerayer, diretora-executiva do Conselho de Informações de Biotecnologia, PhD em genética molecular de plantas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Estado + G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário