Soja: Produtores gaúchos estão satisfeitos com as lavouras do grão

Publicado em 05/01/2011 06:50
Produtores de soja de Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul, estão satisfeitos com as lavouras. O tempo está ajudando e a produtividade deve ser boa. O preço também agrada.

O agricultor Humberto José Fabrício investiu mais em adubos este ano para cultivar os 25 hectares de soja que tem em Santa Rosa, região noroeste do Rio Grande do Sul. Com isso, acredita que terá uma boa produtividade. “Se permanecer a situação de chuva normal na nossa região, a expectativa é que a safra se equipare à safra do ano passado”, disse.

Santa Rosa antecipou o plantio de soja para o início de outubro. Agora, a maioria das lavouras está em fase de floração. Se o tempo colaborar, a produtividade deve ficar acima da média.

A expectativa é de 2,4 mil quilos de soja por hectare. Para atingir estes números é preciso que o tempo ajude. “A partir de agora, a chuva regular que possibilite a boa floração, a boa fecundação dessa flor e a boa formação do grão para se ter uma produção final”, explicou Celso Fanfa, técnico agrícola.

Além do clima, os agricultores estão de olho nos preços. A saca de soja está saindo por uma média de R$ 43 ao produtor. Um valor 13% maior do que o obtido no mesmo período do ano passado.

Os preços no Brasil estão em patamares elevados, puxados principalmente pelo mercado internacional. Na Bolsa de Chicago, a soja está valendo 30% mais que em janeiro de 2010.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira