Soja: Produtores gaúchos estão satisfeitos com as lavouras do grão

Publicado em 05/01/2011 06:50
Produtores de soja de Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul, estão satisfeitos com as lavouras. O tempo está ajudando e a produtividade deve ser boa. O preço também agrada.

O agricultor Humberto José Fabrício investiu mais em adubos este ano para cultivar os 25 hectares de soja que tem em Santa Rosa, região noroeste do Rio Grande do Sul. Com isso, acredita que terá uma boa produtividade. “Se permanecer a situação de chuva normal na nossa região, a expectativa é que a safra se equipare à safra do ano passado”, disse.

Santa Rosa antecipou o plantio de soja para o início de outubro. Agora, a maioria das lavouras está em fase de floração. Se o tempo colaborar, a produtividade deve ficar acima da média.

A expectativa é de 2,4 mil quilos de soja por hectare. Para atingir estes números é preciso que o tempo ajude. “A partir de agora, a chuva regular que possibilite a boa floração, a boa fecundação dessa flor e a boa formação do grão para se ter uma produção final”, explicou Celso Fanfa, técnico agrícola.

Além do clima, os agricultores estão de olho nos preços. A saca de soja está saindo por uma média de R$ 43 ao produtor. Um valor 13% maior do que o obtido no mesmo período do ano passado.

Os preços no Brasil estão em patamares elevados, puxados principalmente pelo mercado internacional. Na Bolsa de Chicago, a soja está valendo 30% mais que em janeiro de 2010.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário