Dow Jones estima redução nos estoques de soja e milho no relatório do USDA

Publicado em 10/01/2011 10:39 e atualizado em 10/01/2011 16:16
A agência Dow Jones divulgou suas estimativas de produção e produtividade para o relatório que de oferta e demanda que será reportado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) na quarta-feira, dia 12.

Para o milho, a produção estimada pela Dow Jones é de 317,28 milhões de toneladas, volume ligeiramente menor do que o estimado pelo USDA em dezembro - 318,53 milhões de toneladas. Em 2009, foram 318,53 milhões de toneladas.

Já para a soja, a agência estima 91,88 milhões de toneladas. O volume é maior do que os números do USDA para dezembro - 91,85 milhões de toneladas. No ano anterior, a produção foi estimada em 91,42 milhões de toneladas.

Sobre a produtividade, para o milho o esperado pela Dow Jones são 162,8 sacas por hectare (153,9 bushels/acre), rendimento menor do que o reportado pelo departamento norte-americano em dezembro - 163,3 sacas/ha.

Para a soja são esperadas 49,9 sacas por hectare, enquanto em dezembro o USDA falava em 49,77 sacas por hectare.

Quanto aos estoques finais, para o milho são estimadas 19,76 milhões de toneladas e para a soja 4,3 milhões de toneladas. Em dezembro, o USDA divulgou estoques em 21,13 milhões de toneladas para o milho e de 4,49 milhões de toneladas para a soja. 

Para o analista de mercado Ricardo Lorenzet, da XP Agro, sem maiores novidades, o relatório tende a confirmar o quadro de estoques ajustados nos Estados Unidos para os principais produtos agrícolas.

Por outro lado, como explica Lorenzet, o relatório pode apenas manter a tendência de realização de lucros vista na semana passada. 

Hoje, o mercado de grãos encerrou  o pregão noturno no campo positivo na Bolsa de Chicago, confirmando o bom cenário para os grãos. Os preços se recuperam na segunda-feira após as fortes perdas no final da semana, consequência da alta volatilidade que vem sendo anunciada pelos analistas.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina