Soja avança em Chicago diante de dólar fraco

Publicado em 19/01/2011 10:09 e atualizado em 19/01/2011 14:31
Depois do recuo de ontem, os preços da soja voltaram a subir expressivamente nesta quarta-feira. O mercado hoje reflete uma nova e significativa desvalorização do dólar e ganhos no mercado de oleaginosas na Ásia. Com isso, as cotações já chegaram a registrar altas de mais de 15 pontos durante o pregão noturno e fecharam a sessão com um avanço de dois dígitos. Na sessão diurna, a alta dos preços é menor.  O trigo também sobe, porém, o milho recua.

Paralelamente, outros fatores de sustentação são a pouca influência das chuvas registradas na Argentina nas lavouras e também a visita de uma comissão chinesa a Chicago para acordar a compra de soja dos Estados Unidos.

A delegação está em na cidade para a assinatura de acordos para a compra de soja dos Estados Unidos durante uma  cerimônia na quinta-feira. O evento coincide com a visita do presidente da China, Hu Jintao.

A nação asiática, que é a principal importadora mundial de soja, tipicamente sinaliza os acordos de compra a cada dois anos.

Em uma cerimônia semelhante com a da próxima quinta-feira, em 2008, a China comprou 2,2 milhões de toneladas da oleaginosa norte-americana.  o volume foi o maior já reportado sobre compras de soja feitas em apenas um dia.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto