Argentina: Estimativa é de recuo na produção de soja e milho

Publicado em 16/02/2011 14:42 e atualizado em 16/02/2011 15:24
A produção de milho e soja da Argentina deve ser bastante reduzida este ano apesar da melhora das estimativas das últimas semanas. Já a safra de trigo deve ser maior do que há um ano. As informações foram dadas por um alto executivo da indústria nesta quarta-feira.

"A situação do milho e da soja não é tão ruim quanto há um mês por conta das chuvas e das baixas temperaturas dos últimos dias", disse Freddy Pranteda, diretor do comércio de grãos da Cosur SA. Pranteda disse ainda que a menor evaporação da água das plantações salvou milhões de toneladas de grãos da safra da Argentina.

A produção de milho deve chegar a 19,5 milhões de toneladas este ano frente as 22 milhões do ano passado, estimou o diretor. Para a soja, espera-se algo entre 48 e 49 milhões de toneladas enquanto no ano passado, a produção  em 2010 foi de 55 milhões de toneladas.

Os participantes do mercado se mostravam muito preocupados frente a uma possível redução da safra de milho para 14 milhões de toneladas e a de soja para 44 milhões de toneladas por conta da severa estiagem que atingiu o país.

Essa redução estimada para a safra também deverá refletir em um recuo das exportações do cereal para algo entre 11 e 12 milhões de toneladas frente às 16 milhões exportadas no ano passado. As vendas da oleaginosa também podem ser comprometidas, recuando de 12 milhões para um volume de 9 a 10 milhões de toneladas.

Até agora, a Argentina já vendeu cerca de 6,5 milhões de toneladas de soja para a China no período de abril a julho do ano passado.

Trigo - Pranteda afirmou que a estimativa é de que a produção de trigo salte para 15 milhões de toneladas em relação as 8,5 milhões de toneladas estimadas anteriormente por conta da produtividade excepcional que está sendo registrada em algumas regiões.

O executivo disse ainda que em determinados locais o rendimento do grão tem sido o dobro do último ciclo, somando 7 toneladas por hectare. No entanto, o alerta é para uma redução de aproximadamente 1,5% no teor proteico.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul