Sorriso: Sindicato projeta aumento na produção da soja

Publicado em 03/03/2011 10:27

Pelo menos 45% dos aproximadamente 600 mil hectares destinados para a safra 2010/11 de soja já foram colhidos em Sorriso, segundo o presidente do Sindicato Rural, Elso Pozzobom. "Agora estamos no forte da colheita, precisaríamos de sol, só isso, mas a chuva está de arrasto. A preocupação é com a qualidade do grão que será colhido daqui para frente", destacou ao Agronotícias.

Mesmo com a preocupação devido as constantes chuvas registradas nos últimos dias na região, as perspectivas de resultados são positivas. "A produtividade está muito boa até agora, pouco acima dos anos anteriores. Não podemos dizer com segurança isso [números], mas vamos fechar com pelo menos duas sacas acima da média de outros anos", projeto. A estimativa é que a produção atinja em torno de 60 sacas.

As mesmas chuvas que estão atrapalhando a conclusão dos trabalhos com a cultura ainda não são a preocupação para o plantio do milho, já que na área onde houve a colheita da soja, o plantio do segundo grão já foi realizado. "Temos um cálculo prévio de 230 mil hectares plantados", finalizou.

O cenário é contrário ao registrado em Nova Mutum onde, conforme Agronotícias já informou, do total da área plantada (350 mil hectares), cerca de 30% já foi retirado da lavoura, 25% está em ponto de colheita e aproximadamente 3% já é considerado perdido (ardido e brotado), em razão da umidade.

A precipitação também contribuiu no atraso do plantio do milho safrinha, que ocupa tradicionalmente 100 mil hectares. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum, Arildo José Marciano, o plantio deveria ter sido concluído entre os dias 25 e 28 do mês passado, no entanto, o índice não alcançou 20% e a preocupação, agora, é a falta de chuva para a formação das espigas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário