Verba auxilia no escoamento da soja do RS

Publicado em 28/03/2011 07:29 258 exibições
Sob forte chuva e clima otimista, Tupanciretã foi palco da abertura oficial da colheita da soja, no último sábado. O destaque foi o anúncio do governador Tarso Genro de liberar R$ 22 milhões por mês a partir de abril para a conclusão das obras da RSC-392. A via é a principal rota de escoamento do grão da região e de outros locais produtores da oleaginosa. Segundo ele, recursos do BNDES também serão empregados nas obras.

A expectativa para a safra 2010/2011 no RS é de bons resultados. Segundo dados da Emater, a produtividade média deve ser de 2,5 toneladas por hectare, resultando em colheita de 10,39 milhões de toneladas. No entanto, o presidente da Aprosoja, Pedro Nardes, destaca que a rentabilidade segue como o principal problema das lavouras gaúchas. De acordo com ele, levantamento da entidade indica que, na última década, a cultura foi lucrativa em apenas dois anos.

Após a cerimônia de abertura, sojicultores participaram de almoço com o governador Tarso Genro, na sede do sindicato rural do município. Os produtores aproveitaram para reivindicar a aprovação do novo Código Florestal e mais investimentos ao setor.

Tags:
Fonte:
Correio do Povo

0 comentário