Plantio nos EUA faz soja subir em Chicago

Publicado em 31/03/2011 07:19
A expectativa de que a soja perca área plantada para milho e algodão nos Estados Unidos na safra 2011/12, cujo plantio terá início nos próximos meses, impulsionou os preços da oleaginosa e derrubou as cotações do cereal ontem na bolsa de Chicago.

Ainda que essa tendência já esteja sendo cantada em verso e prosa há meses por consultorias privadas, os traders voltaram a recorrer a ela ontem para ajustar posições por causa de levantamento oficial sobre plantio nos EUA que será divulgado hoje.

Pesquisa realizada pela agência Dow Jones aponta que a área plantada de soja deverá recuar 0,6% no país em relação ao total apurado em 2010/11. Já a área de milho, segundo a mesma pesquisa, deverá aumentar 3,9%.

Em Chicago, os contratos futuros da soja com vencimento em julho - que ocupam a segunda posição de entrega, normalmente a de maior liquidez - fecharam a US$ 13,8275 por bushel, ganho de 10,50 centavos de dólar. Cálculos do Valor Data apontam que a variação positiva acumulada da segunda posição em 12 meses alcançou, com a alta, 40,99%.

No caso do milho, a segunda posição (julho) registrou queda de 7,75 centavos de dólar e encerrou a sessão a US$ 6,71 por bushel. Apesar da desvalorização, a alta acumulada em 12 meses é de 83,33%, de acordo com o Valor Data. O trigo também caiu em Chicago ontem, sob a influência do USDA e da redução da demanda no Japão.

Na bolsa de Nova York, o algodão também perdeu valor em virtude das expectativas em torno do plantio nos EUA, mas também chamou a atenção dos mercados a notícia de que o governo da China vai iniciar, neste ano, um programa de compra e estocagem do produto. A ideia do governo chinês é fortalecer a produção doméstica, já que no mercado internacional as cotações do produto continuam nas alturas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário