Colheita da soja está chegando ao fim em Mato Grosso

Publicado em 04/04/2011 08:04 e atualizado em 02/03/2020 20:12 346 exibições
O estado é o maior produtor nacional do grão, com quase 30% da safra. Cerca de 92% da área plantada já foi colhida.
A colheita da soja está chegando ao fim em Mato Grosso. O estado é o maior produtor nacional do grão, com quase 30% da safra.

Cerca de 92% da área plantada já foi colhida. A finalização deve ocorrer nos próximos 10 dias, se a chuva não atrapalhar.

Otávio Celidonio, superintendente do Instituto de Economia Agropecuária de MT, explicou que a chuva atrapalhou a colheita e por isso houve um atraso, a colheita poderia estar bem mais adiantada. As perdas foram causadas por grãos ardidos e brotados e foram maiores em qualidade e, não de quantidade, como um todo. A produtividade média desta safra foi de 52,9 sacas por hectare, melhor que a do ano passado, que girou em torno de 50 sacas. Se não fosse o excesso de chuva, o rendimento por hectare poderia ter sido em torno de 10 a 15% maior.

Cerca de 76% da safra já foi comercializada no estado. É um número expressivo, se comparado aos anos anteriores. Neste mesmo período do ano passado apenas 57% da produção havia sido comercializada.

Neste momento, o agricultor já plantou todo o milho safrinha e agora planta mais alguma cultura para cobertura e produção de massa forrageira, como o sorgo e pastagem. Quem insistir em plantar o milho safrinha deve colher abaixo de 60 sacas por hectare por causa da seca no período do enchimento dos grãos.

Esta semana, a Conab deve divulgar um levantamento atualizado da safra brasileira de grãos.

Tags:
Fonte:
Globo Rural

0 comentário