Colheita da soja está chegando ao fim em Mato Grosso

Publicado em 04/04/2011 08:04 e atualizado em 02/03/2020 20:12
O estado é o maior produtor nacional do grão, com quase 30% da safra. Cerca de 92% da área plantada já foi colhida.
A colheita da soja está chegando ao fim em Mato Grosso. O estado é o maior produtor nacional do grão, com quase 30% da safra.

Cerca de 92% da área plantada já foi colhida. A finalização deve ocorrer nos próximos 10 dias, se a chuva não atrapalhar.

Otávio Celidonio, superintendente do Instituto de Economia Agropecuária de MT, explicou que a chuva atrapalhou a colheita e por isso houve um atraso, a colheita poderia estar bem mais adiantada. As perdas foram causadas por grãos ardidos e brotados e foram maiores em qualidade e, não de quantidade, como um todo. A produtividade média desta safra foi de 52,9 sacas por hectare, melhor que a do ano passado, que girou em torno de 50 sacas. Se não fosse o excesso de chuva, o rendimento por hectare poderia ter sido em torno de 10 a 15% maior.

Cerca de 76% da safra já foi comercializada no estado. É um número expressivo, se comparado aos anos anteriores. Neste mesmo período do ano passado apenas 57% da produção havia sido comercializada.

Neste momento, o agricultor já plantou todo o milho safrinha e agora planta mais alguma cultura para cobertura e produção de massa forrageira, como o sorgo e pastagem. Quem insistir em plantar o milho safrinha deve colher abaixo de 60 sacas por hectare por causa da seca no período do enchimento dos grãos.

Esta semana, a Conab deve divulgar um levantamento atualizado da safra brasileira de grãos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário