Produção de soja registra recordes no Mato Grosso

Publicado em 05/04/2011 11:05

Mato Grosso apresenta recordes na safra de soja 2010/2011. A produção da oleaginosa nesta temporada é a maior da história da agricultura mato-grossense. Números divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que serão colhidas 20,3 milhões de toneladas ante a 18,8 milhões (t) no ciclo 2009/2010, alta de 7,9%. Além disso, é registrado aumento de 4,8% na produtividade, subindo de 3,026 mil quilos por hectare pra 3,174 mil kg/ha.

As expansões na produtividade e consequentemente do volume produzido estão relacionados diretamente com a área plantada com soja no Estado que foi 3,3% maior. Nesta safra, foram cultivados 6,412 milhões de hectares, contra 6,217 milhões (ha) no ano passado. Os dados demonstram que nem a estiagem e nem as chuvas atrapalharam o bom desempenho previsto para este ciclo e apontam para um bom desempenho também na comercialização do grão, tanto no mercado interno quanto com outros países.

O superintendente do Imea, Otávio Celidônio, explica que as condições climáticas causaram prejuízos pontuais, mas que não foram suficientes para afetar a produção. Conforme ele, a intensificação do uso de tecnologia no campo foi responsável pelos dados positivos. Ele acrescenta que a melhora no preço da commodity permitiu que os sojicultores tivessem receita para investir na lavoura. Outro ponto importante foi a fraca incidência de pragas nas plantações.

O diretor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Seneri Paludo, destaca que a produtividade foi alta mas que, por outro lado, o grão perdeu qualidade. "O excesso de chuva causou esse dano ao produtor". Conforme ele, o prejuízo será sentido no bolso, já que com pouca qualidade haverá redução no preço. Atualmente, a saca de 60 quilos da oleaginosa está cotada em R$ 36, na média do Estado.

As estimativas de aumento da produção são confirmadas pelos produtores de Campo Verde (131 km de Cuiabá). Na região, a alta na produtividade deve ficar em torno de 6% a 8%, afirma o sojicultor, Alexandre Lopes que plantou 300 hectares nesta temporada e colheu 16,5 mil sacas de soja. Conforme ele, neste safra, a previsão é que sejam colhidas cerca de 56 sacas por hectare, 5% acima do que foi registrado em 2010, de 53 sacas/ha.

Na opinião do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, a produção poderia ser ainda maior, mas que se isso ocorresse haveria problemas no escoamento. "Não temos infraestrutura para o transporte dos grãos e se a produção aumentar ainda mais teremos prejuízo", afirma ao comentar que o Estado tem capacidade de incrementar a produção.

Código Florestal- Cerca de 1,6 mil produtores de Mato Grosso participam nesta terça-feira (5) (50 da mobilização para aprovação do novo Código Florestal Brasileiro. O evento será na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. São esperados 20 mil produtores de todo o país. "Nossa expectativa é que o Congresso vote o projeto ainda este mês", afirma o deputado federal Homero Pereira. A Famato a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e a Aprosoja apoiam a iniciativa.

Tags:

Fonte: Gazeta Digital

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar