Importações de soja da China devem totalizar 53 mi t em 10/11, diz Rabobank

Publicado em 18/04/2011 11:29 e atualizado em 18/04/2011 14:07
As importações de soja da China devem ser de 53 milhões de toneladas no ano safra 2010/11, segundo apontou o banco Rabobank nesta segunda-feira. Apesar de um número recorde, a estimativa do banco é 7% menor do que o previsto pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O volume é maior do que as 50,33 mlhões de toneladas importadas pelo país asiático no ciclo 2009/10.

O banco prevê um montante menor do que o departamento norte-americano frente à desaceleração da demanda chinesa.

"Conforme as margens de lucro de processamento ficaram negativas nas últimas semanas e amplos estoques de soja persistem nos portos do país, a expectativa sobre as importações totais da temporada foi revisada para baixo", informaram os analistas do Rabobank, liderados pelo diretor global, Luke Chandler.

No primeiro trimestre deste ano, a China importou 10,96 milhões de toneladas, um recuo de 0,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, as margens de processamento no país estão baixas. As atividades estão sendo desencorajadas pelo teto estipulado pelo governo chinês para os preços do óleo de soja nos últimos cinco meses.

Por conta dos maiores níveis de inflação em três anos, Pequim pediu que os principais produtores de óleos comestíveis não aumentem os preços por um tempo indeterminado.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira