Novas variedades de soja convencional atendem demanda de agricultores

Publicado em 20/04/2011 07:45
O aumento de opções em semente convencional é fundamental para que os produtores não fiquem presos a somente uma fonte.
Aproximadamente 900 pessoas conheceram as cinco variedades de soja convencional lançadas pela Agro Norte Pesquisa e Sementes durante o Dia de Campo da empresa realizado em Sinop (MT). Foram apresentadas as variedades ANsc 93101, ANsc 88119, ANsc 84107, ANsc 89109 e ANsc 92106 desenvolvidas ao longo de seis anos de pesquisa.

O engenheiro agrônomo que representa o Grupo Scheffer, Carlos Filippin, veio de Sapezal para conferir os lançamentos da Agro Norte. Viu que a utilização de alta tecnologia durante os estudos resultou em grãos com elevado nível de produtividade, precocidade, maior tolerância a seca e também a chuva e resistência a nematóides.

“É visível a redução de doenças na lavoura com uso de sementes da Agro Norte aliadas aos sistemas de produção que usam arroz, feijão, milheto ou pé de galinha intercalados com o plantio de soja, possibilitando duas safras no mesmo verão”, ressaltou.

Outro diferencial que dá vantagem à semente convencional é o não pagamento de royalties, como feito no caso das sementes transgênicas compradas atualmente das poucas multinacionais que controlam o mercado da soja modificada geneticamente. Para o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Flávio Wruck, o risco do monopólio é ficar à mercê do preço elevado.

“O aumento de opções em semente convencional é fundamental para que os produtores não fiquem presos a somente uma fonte e possam escolher outras variedades com a mesma tecnologia e produtividade, que gerem resultados semelhantes ou melhores do que a soja transgênica”, enfatizou Wruck.

Na lavoura

Os resultados obtidos com o cultivo das novas variedades de soja convencional da Agro Norte foram comparados com os índices alcançados pela variedade de soja convencional mais utilizada atualmente no mercado.

Os dados revelam, por exemplo, que a variedade ANsc 89109 teve uma média de produtividade 3% maior com relação ao tipo de oleaginosa convencional mais cultivado na região. Já a ANsc 93101, apresentou um índice de produção 6% maior. Para o engenheiro agrônomo Mairson Santana, as novas variedades são excelentes para a abertura de plantio, plantio normal e fechamento de plantio.

“O agricultor tem um produto de qualidade, desenvolvido com alta tecnologia que apresenta resultados satisfatórios e tem forte resistência a doenças”, explicou Santana.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Expresso MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário