Com clima adverso e recuo do dólar, soja opera com forte alta

Publicado em 20/04/2011 11:33 e atualizado em 20/04/2011 14:33
Os grãos continuam registrando boas altas na Bolsa de Chicago. Nesta quarta-feira, a soja fechou o pregão noturno com quase 15 pontos de alta, caminhando na esteira do bom momento do milho e principalmente do trigo. Já no início do pregão diurno, por volta de 12h08, os preços registravam altas de mais de 25 pontos.
 
Ambos continuam encontrando sustentação nos problemas climáticos dos Estados Unidos. O milho sofre com o tempo frio e úmido que atrasa o plantio e as lavouras de trigo de inverno penam diante de uma severa estiagem que certamente afetará seus níveis de produtividade.  

A China, o Canadá e alguns países da Europa também enfrentam um clima adverso para o trigo e isso colabora para as expressivas altas dos preços.

Paralelamente aos fatores climáticos, o forte recuo do dólar age como catalisador do avanço dos grãos na CBOT, uma vez que torna as commodities agrícolas mais atrativa para os investidores.

"Até que o dólar continue fraco e o fluxo especulativo ativo, a soja tende a manter a solidez mesmo diante de uma demanda fraca de curto prazo", explica Ricardo Lorenzet, analista de mercado da XP Investimentos.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação