Soja 11/12: Vendas antecipadas avançam em maio

Publicado em 06/05/2011 08:01
Sustentadas nas boas cotações da Bolsa de Chicago e nos preços internos, as vendas antecipadas de soja da safra 11/12, em Mato Grosso, continuam aceleradas e atingem 14% da produção estimada, mesmo ainda faltando cinco meses para o início da temporada de plantio do novo ciclo, que começa a partir da segunda quinzena de setembro. Os números fazem parte do último levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e não levam em conta a comercialização que tem por base a troca por insumos. Na safra 10/11 este percentual foi atingido em julho de 2010, dois meses antes do início do plantio.

Na safra atual 10/11, este mesmo percentual foi constatado somente 70 dias antes do início da colheita, por volta do mês de novembro. Os valores médios dos contratos firmados no Estado compreendem preços em torno de US$ 21 a saca, com entrega programada no período da colheita.

Com bons preços e de olho no longo prazo, os sojicultores de Mato Grosso também negociaram parte dos insumos necessários para o plantio da próxima safra: 66% das sementes (40% à vista), 68% dos fertilizantes (40% à vista) e 52% dos defensivos (5% à vista). De acordo com o Imea, essa comercialização adiantada evidencia a estratégia de minimizar riscos.

Segundo ainda os analistas, a venda física de soja também está mais avançada na safra 10/11, se comparada aos dois últimos anos, com a comercialização atingindo 81% da produção de mais de 20 milhões de toneladas. Nas safras anteriores, os percentuais de venda eram, respectivamente, de 73% e 70% nesta época do ano.

Tags:

Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA