A espera do USDA, mercado estima elevação nos estoques finais de soja e trigo

Publicado em 09/05/2011 13:50 e atualizado em 09/05/2011 15:38 791 exibições
Esta semana, o mercado de grãos em Chicago deverá ser guiado pelos números divulgados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O departamento apresenta os relatórios de inspeção de embarques nos portos, acompanhamento de safra, o de oferta e demanda e também o de exportações semanais.

Nesta quarta-feira (11), o USDA mostra suas primeiras estimativas para a safra 2011/12 e os ajustes para o ciclo 2010/11 em seu boletim mensal de oferta e demanda. Em uma pesquisa feita pela agência Dow Jones, os analistas apostam em um ligeiro aumento nos estoques finais de soja e trigo e uma redução nas reservas de milho. Um pequeno recuo poderá ser visto também nos números referentes às importações de soja da China.

Para o analista de mercado Vincíus Ito, da Newedge Consultoria, "não serão números para mudar a tendência do mercado".

Estes reportes serão alguns dos protagonistas na movimentação do mercado esta semana. Lado a lado, o comportamento dos fundos e de outras bolsas de commodities vão direcionar o andamento da Bolsa de Chicago.

Diante deste cenário, o mercado deve se manter bastante volátil, o que, segundo analistas, é normal em tempos de formação de uma nova safra nos Estados Unidos. Contribuindo para essa volatilidade, os fatores climáticos continuam atuando, e com força ainda mais significativa.

Mesmo com tudo isso, Ito ainda aposta em cotações sustentadas para o milho, o trigo e a soja. "É cedo para sair vendendo em Chicago. Para os preços ficarem abaixo disso, precisaria de algo mais forte do que isso", disse.

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário