MT coloca o pé no freio em relação às estratégias da nova temporada de soja

Publicado em 05/07/2011 08:32
Mesmo adubados de otimismo em relação à nova temporada agrícola, que além de incremento na produção promete bons preços no mercado internacional, os sojicultores mato-grossenses tiveram um sobressalto na última semana, quando o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) mostrou que os problemas climáticos não prejudicaram as lavouras na proporção que se imaginava. A preparação da nova safra que vinha sendo irrigada de bons preços no mercado futuro deverá reduzir o ritmo dos preparativos. Pelo menos por hora, a estratégia estadual segue aberta e deverá ser selada com os novos fundamentos que vieram da China – política de juros local que pode arrefecer consumo – como também dos próximos números do Usda.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) frisa que a nova safra de soja no Estado segue promissora “mas existem rumos a serem ditados pela China e pelos Estados Unidos”. De qualquer forma, o Imea destaca que a nova safra começou bem, principalmente pela comercialização antecipada com bons preços futuros negociados, com valores máximos em torno de US$ 24. “Devido a esses preços historicamente altos, o comprometimento, que no mesmo período do ano passado foi de 15%, chegou a 21% este ano e poderia ter sido maior, mas, antecipadamente, começaram as especulações sobre os preços, e com isso se esperou mais dos compradores. Esse rally de preços, que comumente ocorre no segundo semestre, foi antecipado, e a primeira batalha ocorreu sobre oferta e demanda mundiais, conforme relatório norte-americano”.

Na quinta-feira passada, o Usda divulgou o relatório final de plantio e o relatório trimestral de estoques. Depois dessas divulgações o mercado operou em forte baixa, fazendo o preço do contrato de soja cair 29,50 pontos, puxado pelo milho, que caiu mais de 70 pontos, estourando o limite de baixa de 30 pontos. Como explica o Imea, os Estados Unidos, maior player do mercado, estimam produzir 89,40 milhões de toneladas na safra 11/12, que seria uma redução de 1,3% em comparação com a safra anterior. Entrando no grupo dos maiores produtores da oleaginosa, a Argentina, terceiro lugar na produção mundial de soja – atrás do Brasil -, estima produzir 53 milhões de toneladas, configurando um aumento de 7,1% em relação à safra passada. Paralelamente à produção está o consumo, que na projeção norte-americana terá uma redução de 0,3%, porém, para a Argentina estima-se aumento de 2,5%. Os EUA vão reduzir sua exportação em 0,54 milhão de toneladas e a Argentina, aumentar sua exportação em 31,1%, pulando de 9 milhões para 11,80 milhões de toneladas. Para alguns analistas e até mesmo produtores, há o temor de que os preços já tenham atingido o limite de alta e que daqui para frente haja perdas de sustentação.

Para o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), Seneri Paludo, a nova temporada, “sob a perspectiva atual, poderá ser a melhor dos últimos anos para Mato Grosso”, lastreada nos bons preços das commodities de modo geral no mercado internacional que ainda reflete pressão sobre o equilíbrio da oferta e da demanda.

O presidente da entidade, Rui Prado, conta que o segmento está mais motivado para a nova safra. Seja pela alta das cotações, como também por estar reduzindo o nível de endividamento, como também pela perspectiva de mais crédito para o financiamento da safra. No entanto, como adverte, existem fatores limitantes que podem ser impactantes à safra, “crédito que existe, mas não se acessa e fatores climáticos. Nossa atividade de alto risco e independente, muitas vezes, dos produtores. Isso tudo tem de ser considerado”.

Em sua primeira estimativa de safra para o novo ciclo – divulgada no início de junho - o Imea projeta um avanço de 3,5% na área plantada, que passaria de 6,41 milhões de hectares para 6,64 milhões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário