Em Amsterdã, grupo de consumidores protesta contra a soja transgênica

Publicado em 04/08/2011 10:30 e atualizado em 04/08/2011 11:23
Por Daniel Coelho Barbosa, analista internacional do agronegócio.
Em Amsterdã, capital da Holanda, um grupo de consumidores insatisfeitos entrou numa filial do supermercado Albert Heijn para colar etiquetas com os dizeres "feito com soja tóxica" em ovos, carnes, leite e queijos produzidos com a soja transgênica na ração dos animais. Na porta do supermercado foi colocada uma faixa dizendo "Soja venenosa não é responsável! Não compre esta mentira!".

A empresa AHOLD, dos proprietários da rede Albert Heijn, é associada da RTRS - a mesa redonda pela soja responsável. Os protestantes acusam o supermercado de enganar o público com uma soja supostamente responsável mas na verdade, prejudicial. Outros membros de renome da RTRS como Unilever, VION e Friesland Campina, o maior laticínio da Holanda, também estão expostos às represálias.

Os ativistas afirmam que o cliente deve ter o direito de saber como foram produzidos os alimentos e declaram que ações semelhantes estão programadas em outras cidades como Nijmegen, Wageningen, Groningen e Antuérpia, na Béligica. O grupo acusa a WWF e os membros da RTRS de "green-washing" por defenderem uma sustentabilidade enganosa.

Deixando as mazelas da WWF de lado, fica o alerta para o produtor brasileiro que pretende exportar para a União Européia. Enquanto ONG se continua sofrendo perda de imagem, a receptividade dos consumidores para a soja transgênica é quase zero. E quem insistir pode estar mexendo num vespeiro. Os holandeses que invadiram o supermercado no dia 01.Ago são um bom exemplo.

Tags:

Por: Daniel Coelho Barbosa
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA