Grupo Maggi vai começar a plantar soja na Argentina

Publicado em 10/08/2011 07:55
Um dos grandes produtores de soja no Brasil e no mundo, o Grupo André Maggi, vinculado à família do senador Blairo Maggi (PR-MT), vai começar a plantar a oleaginosa na Argentina. O projeto de internacionalização prevê o plantio de 5 mil hectares na próxima safra (2011/12), em áreas arrendadas cuja localização não foi revelada. Se o resultado for satisfatório, o plantio deverá ser ampliado para 30 mil hectares em um período de cinco anos.

A empresa já atua desde abril como trading na Argentina, e este ano deverá negociar no país 500 mil toneladas, com o plano de chegar a 2 milhões anuais até 2015. A Argentina é o terceiro maior produtor de soja do mundo, com colheita estimada em 48 milhões de toneladas no ciclo 2010/11, e a estratégia da empresa é avançar em sua globalização. Segundo comentário da assessoria de imprensa do grupo, a produção em pequena escala na Argentina busca uma aproximação com os produtores.

Trata-se, de acordo com a empresa, da mesma prática utilizada pelo Grupo André Maggi no Brasil, onde opera tanto como trading quanto com plantio próprio. O escritório em Buenos Aires foi aberto no ano passado, e o grupo não descarta expandir sua produção para países como Paraguai e Bolívia, dependendo do comportamento do mercado.

A internacionalização do André Maggi começou em 2008, quando o grupo abriu seu escritório em Roterdã, na Holanda, principal porta de entrada das exportações agrícolas brasileiras na Europa. Segundo os porta-vozes da empresa, a movimentação do braço europeu da trading chegou a 2 milhões de toneladas de grãos em 2010. Há dois anos, o grupo comprou o controle da Denofa, uma empresa norueguesa de esmagamento de grãos. A Denofa é especializada em atender países que fazem restrições ao consumo da soja transgênica.

O grupo Maggi faturou cerca de US$ 3 bilhões em 2010, segundo informações da empresa. Foi um resultado 26,6% superior ao obtido no ano anterior. Envolvido na política desde a eleição para o governo de Mato Grosso, em 2002, Blairo Maggi chegou a ser o maior produtor mundial individual de soja. O grupo tem sua gestão inteiramente profissionalizada desde abril e consegue uma produção em suas plantações próprias, distribuídas em 12 fazendas, de cerca de 400 mil toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário