Argentina permitirá uso de nova variedade de soja transgênica

Publicado em 22/08/2011 09:04
A Argentina aprovará na próxima semana a utilização de uma nova variedade de sementes de soja transgênica da alemã Bayer, disse neste sábado à Reuters o secretário da Agricultura, Lorenzo Basso.

A maior parte da soja no país --um importante fornecedor internacional da oleaginosa e de seus derivados-- é transgênica, mas atualmente é permitido apenas o plantio de uma variedade, desenvolvida pela Monsanto.

"Decidimos aprovar uma nova variedade transgênica de soja e acreditamos que com isso estaremos contribuindo para a competitividade do setor", disse Basso em entrevista por telefone.

A nova outorga será dada para a variedade Liberty Link, da Bayer, uma soja resistente ao herbicida glufosinato de amônio, que será especialmente útil em áreas nas quais a vegetação é resistente ao também herbicida Roundup Ready, da Monsanto.

A autorização oficial acontecerá através de uma resolução publicada na próxima semana, disse Basso.

"É preciso ver se a Bayer decidirá comercializá-la. Isso depende da empresa", acrescentou.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul