Custo da produção aumenta 20%

Publicado em 31/08/2011 09:54 420 exibições
Uma pesquisa realizada pelo Sindicato Rural de Sorriso (MT) revelou que o custo de produção por hectare de soja no município, se comparado ao ano passado, passará de R$ 1.463 para R$ 1.768, o que corresponde a uma alta de 20% em reais e 36% em dólar. Em compensação, segundo o levantamento, o preço da saca de soja também sofreu um acréscimo de 34% em reais e 51% em dólar.

No entanto, conforme o novo presidente do sindicato, Laércio Lenz, eleito neste final de semana com 99% de aprovação, o aumento da produção não deve interferir porque tanto o custo na lavoura quanto o preço da soja tiveram reajustes. "O produtor não vai deixar de investir na lavoura e terá uma boa perspectiva para a próxima safra. Além disto, 97% do mercado de insumos já foi vendido. A grande maioria comprou mais cedo e pagou mais barato, por isto a renda deve ser mantida", frisou Lenz.

Para ex-presidente e agora vice-presidente, Elso Pozzobon, a alta nos preços do grão sempre vem acoplada ao aumento dos insumos, o que não deveria acontecer, pois se houver uma eventual queda no preço do grão, o valor dos insumos não deve baixar com a mesma rapidez. "Não deveria ser desta forma, pois o fabricante de insumos não deveria se basear no preço final da soja, pois quem corre todos os riscos são os produtores, mas esta é a lei de mercado", destacou.

Para o produtor Fermino Lamera a área de plantio de soja deve continuar a mesma e a alta dos insumos quase compensa com a valorização dos grãos. "Ano passado nós compramos adubo a 370 dólar e hoje estamos pagando 590 dólares, mas em 2010 a soja estava sendo vendida por 8 dólares e hoje ela está sendo comercializada por 22 dólares".

Tags:
Fonte:
Só Notícias

0 comentário