Pesquisador de empresa nacional é indicado desbravador da soja no cerrado

Publicado em 31/08/2011 14:41
O título de Pai da soja no Brasil ele já tinha. Agora ele tem mais duas indicações: o de pioneiro da agropecuária do Brasil e o de desbravador da soja no Cerrado. Tais reconhecimentos são do cientista Drº Romeu Afonso de Souza Kiihl que se dedica há vários anos ao melhoramento genético de soja.

Um dos primeiros feitos dele foi desenvolver cultivares de soja adaptadas à região do Cerrado, onde as terras eram consideradas inadequadas para a agricultura. Drº Romeu Kiihl quebrou paradigmas ao unir tecnologia com sua aptidão de melhorista. Daí para se chegar às cultivares com características que atendessem as necessidades dos produtores do Cerrado foi um grande passo.

O resultado do trabalho liderado pelo pesquisador foi a transformação de terras inaptas em celeiro do mundo. Tanto é que o Brasil é hoje o segundo maior produtor de soja no mundo. O sojicultor tem disponível cultivares cada vez mais produtivas e com excelente performance no campo. O trabalho do Drº Romeu revolucionou a agricultura no Brasil. Todas as lavouras de soja no Brasil são fontes de alimentos para o mundo.

Atualmente o cientista é Diretor Científico e Melhorista de Germoplasma da Tropical Melhoramento & Genética (TMG), empresa parceira no desenvolvimento de cultivares de soja da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT).  Ele começou suas pesquisas nos anos 60 no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), logo após a conclusão do curso de Agronomia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/Usp). O mestrado e o doutorado ele fez na Mississipi State University. Drº Romeu Kiihl atuou também no Instituto Agronômico do Estado do Paraná (Iapar) e na Embrapa Soja.

O trabalho do cientista já foi reconhecido por diversas entidades. Uma das honrarias foi admitida pela Ordem Nacional do Mérito Científico. Drº Romeu Killh recebeu o título de Comendador na área de Ciências Agrárias, uma das importantes honras do meio científico brasileiro.

Os dois recentes reconhecimentos ao trabalho do pesquisador foram feitos pela revista Veja na edição 2232 na qual foram indicados os 50 brasileiros que mudaram a regra do jogo e ajudaram a criar um novo mundo. Eles contam a história dessas 50 pessoas, cujas ideias, inventos e aperfeiçoamentos resultaram em grandes passos nas diversas áreas de atuação. Dos quatro pioneiros da agropecuária brasileira relatados na reportagem, um deles é Drº Romeu Kiihl.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
TMG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário