Soja estimula crescimento da produção nacional de grãos, aponta IBGE

Publicado em 09/09/2011 12:20 e atualizado em 09/09/2011 15:23
A maior expectativa de colheita de soja foi fator determinante para a revisão da produção de grãos em 2011, que deverá crescer 6,3%, em comparação a 2010, e alcançar 159 milhões de toneladas.  A afirmação é do gerente da coordenação de agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mauro André Andreazzi. Em julho, a estimativa era de uma safra de 158,8 milhões de toneladas no ano.

De acordo com Andreazzi, o cultivo de soja está sendo impulsionado pelo aumento de áreas de produção dessa commodity. “Nossa vedete é a soja. Estamos com uma produção recorde de 74,8 milhões de toneladas”, explicou o especialista durante a divulgação do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). “A cultura da soja é a preferida dos produtores, por ter maior liquidez, por ser negociada no mercado internacional.”

A produção esperada de soja em agosto aumentou em 31.136 toneladas em relação a julho em razão de revisões feitas nos estudos de Tocantins. Em relação a 2010, a safra da commodity neste ano deve crescer 9,3%. 
 
Em sentido contrário, as revisões da LSPA foram influenciadas também pela expectativa de menor produção do trigo, que recuou 1% de agosto a julho, para 5,096 milhões de toneladas. O preço do trigo e os problemas climáticos desestimularam os produtores, o que deve resultar em retração anual de 15,6% desse cultivo, segundo o IBGE.  
 
“Produtores que resolveram plantar trigo tiveram problemas com estiagem, geada, numa fase de crescimento do trigo. E, agora, está aumentando a incidência de doenças no Paraná, nosso principal produtor de trigo”, salientou Andreazzi.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário