Geadas na área de produção dos EUA evita perda maiores da soja em Chicago

Publicado em 14/09/2011 07:39
Clique aqui para ampliar!

Comentário:

Este comentário refere-se ao pregão futuro de treze de setembro de 2011. Nesta terça-feira, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos da Bolsa Mercantil de Chicago (CME) fecharam com perdas modestas, conforme a tabela acima. O relatório do Departamento de Agricultura (USDA) sobre o progresso das safras agrícolas publicado na segunda-feira após o fechamento do pregão futuro da oleaginosa informou que o somatório dos percentuais das lavouras de soja norte-americana julgadas em condições boas ou ótimas era de 56 %, no domingo passado (11/09/2011). Ou seja, este percentual manteve-se inalterado desde o levantamento concluído no domingo retrasado (04/09/2011) e compara-se a 63 %, nesta mesma época, no ano passado.

As cotações futuras de soja cederam levemente nesta data apesar de fatores externos positivos, incluindo a desvalorização do Dólar dos EUA perante uma cesta de moedas conversíveis - o que torna as commodities norte-americanas de exportação mais baratas para os importadores globais. O recuo das cotações de soja nesta terça-feira foi, entretanto, bastante influenciados pelas perdas expressivas nos vizinhos pregões de milho e de trigo.

Entretanto, já ao final da sessão futura de soja, começaram a circular comentários sobre o acentuado risco de geadas precoces em diversos estados produtores de soja, nos EUA. Seguem adiante: (i) a citação de opinião de representante da firma de meteorologia Freese-Notis Weather, Inc., com respeito a graves a riscos de geadas na próxima quinta-feira, quinze de setembro corrente, na parte norte do Meio-Oeste do país mencionado; bem como, (ii) ao final deste e-mail, mapa sobre as previsões de baixíssimas temperaturas esperadas em várias regiões norte-americanas produtoras da oleaginosa, na referida quinta-feira.

Opinião do analista da firma Freese-Notis Weather, Inc.: "Na manhã de quinta-feira (próxima), espero mínimas abaixo de 32 graus Farenheit (32º Farenheit = zero graus centígrados) - (i) na seção leste das duas Dakotas (Dakota do Norte e Dakota do Sul), (ii) em cerca de ¼ do (importante) estado de Iowa (a parte norte do estado); (iii) na parte do extremo oeste do estado de Wisconsin; e (iv) em grande parte do (importante) estado de Minnesota, onde várias localidades deverão registrar temperaturas abaixo de 30º F (temperaturas sub-zero). Apenas 9 % das lavouras de soja de Minnesota estão perdendo folhas, sendo que 61 % dos cultivos da oleaginosa em Minnesota sequer estão mudando de coloração". Cumpre ter em mente que a presente safra norte-americana de soja foi semeada com enorme atraso e que o risco acentuado de geadas precoces no norte do país foi previsto muito tempo atrás.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
SojaNet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Roberto Cesar da Silva Rondonópolis - MT

    Bom dia a todos,

    Estou a 15 (quinze) dias aqui na cidade de Cedar Rapids - IOWA e em nenhum momento houve sinal de chuva e muito menos previsão. As lavouras de soja e milho estão bem prejudicadas aqui no estado de IOWA. Rodei quase todo o Estado e o que percebi é que vão ter uma perca de 15% a 30% no milho e a perca na soja será maior ainda.

    Hoje o dia amanheceu bem frio, e a tendência é que caia ainda mais no decorrer da semana.

    Uma abraço a todos.

    Roberto.

    0