Futuros da soja despencam após relatório de exportações do USDA

Publicado em 15/09/2011 12:18 e atualizado em 15/09/2011 16:01

Nem as geadas na porção norte do Corn Belt foram suficientes para dar suporte aos futuros dos grãos que despencam na abertura do pregão regular desta quinta-feira em Chicago. Às 11h49 (horário de Brasília) a soja caia 17 pontos nos principais contratos. O milho tinha 12 pontos de queda e o trigo perdia 10 pontos nos principais vencimentos.

Hoje pela manhã, o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) divulgou o relatório semanal de exportação, que apontou números de embarque da oleaginosa abaixo da expectativa. Segundo o Departamento, na semana encerrada em 8 de setembro, as vendas de soja dos EUA para o exterior somaram 351,9 mil toneladas, sendo que a expectativa inicial ia de 400 a 600 mil toneladas. Para o milho, os números vieram dentro do esperado, somando127 milhão de toneladas para o ano comercial 2011/12. O total, de 1,168 milhão de toneladas ficou acima das apostas dos traders, que esperavam vendas de 400 mil a 700 mil toneladas.

De acordo com analistas, o complexo também realiza lucros das últimas semanas, motivado pelo relatório de oferta e demanda do USDA divulgado na última segunda-feira, dia 12, e por especulações sobre a crise econômica mundial, que afeta principalmente os Estados Unidos e a Europa.

Segundo informações da Bloomberg, os fabricantes de alimentos nos EUA veem buscando substitutos para o milho na nutrição animal e o trigo deve ocupar essa nova posição. Assim, o milho americano deve ficar mais direcionado à produção de etanol no país.

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul