MT exporta menos soja mas preço garante saldo positivo

Publicado em 15/09/2011 17:02
A soja em grãos se mantém como o carro chefe das exportações mato-grossenses. Dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, apontam que o produto já rendeu ao Estado no acumulado do ano, de janeiro a agosto, US$ 3,6 bilhões, enquanto no mesmo período do ano passado este valor chegou a US$ 3 bilhões. Um aumento de 22,5% na comparação entre os dois períodos.

No entanto, uma olhada mais atenta aos números da balança comercial mato-grossense revela que, apesar do recurso financeiro ser crescente, menos soja foi exportada. De janeiro a agosto deste ano, Mato Grosso vendeu para outros países 7,5 milhões de toneladas, enquanto no mesmo período do ano passado, este volume chegou a 8 milhões de toneladas comercializadas.

A queda nas exportações, mas com saldo positivo na balança comercial é explicada pelos bons preços registrados pela oleaginosa no mercado internacional nos últimos meses. Sem contar, que os produtores mato-grossenses estão cada vez mais vendendo a produção antes mesmo do plantio (venda futura). Com isso, há a garantia de praticar os melhores preços no mercado.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA