Notícias de fraca geada nos EUA derrubam preços da soja em Chicago

Publicado em 16/09/2011 07:56


Comentário:

Esta análise refere-se ao pregão futuro de quatorze de setembro de 2011. Nesta quarta-feira, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos da Bolsa Mercantil de Chicago (CME) fecharam com sólidas perdas, conforme a tabela acima. Comentários de que os danos da geada precoce no Meio-Oeste dos EUA foram quase que limitados à seção norte do estado de Minnesota ajudaram a desencadear forte movimento baixista logo na abertura do pregão futuro de soja.

Por sua vez, o retrocesso inicial motivou os fundos de especulação a vender soja futura ativamente, do que resultaram perdas cada vez mais acentuadas, sendo registrado o mais baixo nível de preço futuro da oleaginosa desde dezenove de agosto último. E tudo isso ocorreu apesar da desvalorização do Dólar dos EUA perante outras moedas conversíveis (vide o terceiro gráfico abaixo) e apesar também da firmeza dos preços futuros de commodities de energia (vide o segundo gráfico abaixo). As cotações futuras de farelo de soja igualmente cederam muito, devido a comentários de demanda mais lenta de carnes de aves.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) informou que o total dos registros de venda de soja norte-americana destinada à exportação efetuados na semana passada foi de tão somente 351.900 toneladas, muito abaixo das expectativas dos participantes do mercado futuro - algo em torno de 500.000 toneladas. Esse dado também influiu negativamente no desenrolar do pregão futuro de soja, em Chicago. Estima-se que nas sessões desta data em Chicago os fundos de especulação tenham vendido cerca de 8.000 lotes futuros (1.088.000 toneladas) de soja, aproximadamente 25.000 lotes futuros de milho e cerca de 3.000 lotes futuros de trigo.

Tags:

Fonte: SojaNet

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto