Sorriso: plantio da safra 2011/12 de soja deve iniciar somente em outubro

Publicado em 21/09/2011 13:05
O início do plantio dos 600 mil hectares destinados à soja, em Sorriso, está previsto somente para outubro. Isto porque os produtores aguardam uma chuva de, no mínimo, cem milímetros para começar a plantar a safra 2011/2012. Conforme informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), as chuvas devem ser regularizadas no começo do próximo mês.

Dados do Sindicato Rural de Sorriso apontam que 70% das sementes cultivadas no município são precoce e apenas 10% são convencional. Segundo o presidente da entidade, Laércio Lenz, os produtores ainda encontram dificuldades em encontrar soja convencional no mercado e isto reflete no campo.

Sendo transgênica ou convencional, a previsão de produtividade no município é de superar a média da safra 2010/2011 que foi de 62 sacas por hectare, o que correspondeu a 2,3 milhões de toneladas. “Nossa expectativa é uma das melhores safras. Toda a nossa produção representa 10% de tudo o que é produzido no Estado e queremos, no mínimo, manter a média de produção do ano passado. Agora só dependendo do fator clima, porque o mercado, apesar da instabilidade, parece estar favorável”, disse Lenz.

Segundo levantamento feito nas cooperativas de produtores, a venda futura da próxima safra em Sorriso já ultrapassou 60%. “O mercado está com bons preços e o produtor está sabendo enxergar estas oportunidades e fechar negócio”, finalizou Anderson Oro, gerente de uma cooperativa.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação